11 de janeiro de 2010

Melhores Álbuns de 2009


Dois Mil e Nove é a repetição de 2008, de 2007, de 2006 e assim vai, até 2001. Digo isto pois acabei de ler a lista dos melhores álbuns escolhidos pela Uncut, NME, Mojo, Rolling Stone Brasil, entre outras revistas do nicho. Gosto destas listinhas, pois, na verdade, elas acabam nos apresentando bandas novas, algumas, até boas. Além disso, são um resumo das novidades do ano. Não dá para acompanhar tudo que sai por aí. Ah, todo mundo gosta de listas.


Um coisa é terrível. As bandas que aparecem nos primeiros lugares de quase todas as listas são exatamente iguais. Os velhos hypes que utilizam a fórmula: música eletrônica + rock + vocais cheios de efeito + visual coolzão + danças que não chegam nem a ser ridiculamente legais, ficando só com o ridículo mesmo.




Foto do Animal Collective que confirma o que direi abaixo



Os líderes desta gangue são: Animal Collective, The Dirty Projectors, Grizzly Bear, Fever Ray e Wild Beasts. Tudo começa em um eco com batidinhas chatas, voz afetada, aquele clima pretensamente moderno, rostinhos brancos enjoados e depois tudo acaba em um novo eco com batidinhas chatas, voz afetada, aquele clima pretensamente moderno, rostinhos brancos enjoados e depois tudo acaba em... Ah! Mas que cacete! Tudo acaba em uma grande sopa de merda!


Está certo que algumas escolhas são até boas. Mas, você vai olhando o ranking e pega um Kasabian, banda horrível, liderando a lista da revista inglesa "Q", 35 posições acima do Sonic Youth, que lançou o ótimo The Eternal, mas fez um show pedante no Brasil este ano.

Aliás, neste show tinha uma pessoa irritante com um apetrecho todo modernete. A bestinha ficava girando aquela coisa e a coisa formava frases coloridas no ar, do tipo: SENSATIONAL! SONIC YOUTH! AMAZING! THE ETERNAL! FUCKING GOOD! Acho que foi por isso que o Sonic Youth fez um show tão ruim, ao ver aquela porcaria, devem ter ficado extremamente entediados.



Outras bandas que salvam as listinhas são Flaming Lips, Graham Coxon, The Horrors, Iggy Pop, Dinosaur Jr, Yeah Yeah Yeahs e The XX. Não importa que algumas destas bandas são antigas, mas, sim, que lançaram bons álbuns em 2009.

A exceção fica por conta do The XX, apesar do hype, a banda sabe compor boas melodias, tem letras bacanas (alguns refrões são perfeitos, experimente ouvir Shelter) e tem bom senso para utilizar os recursos eletrônicos.

Em vez de ecoarem na repetição frenética da gangue do Animal Collective, usam os barulhinhos e a bateria eletrônica apenas para dar corpo e ampliar as sensações causadas pela voz singela da vocalista e as inúmeras linhas pops de guitarra. No mais, todos estão na faixa dos 20 anos.


Bom, feitas as devidas considerações sobre o lado bom e o ruim do ano, aí vai minha lista dos melhores de 2009.

1. The XX - The XX


Escute o refrão de Shelter, dá pra ouvir umas 100 vezes seguidas sem enjoar.

2. Flaming Lips - Embryonic


Além de estranho, esse Embryonic é sujão. Destaque para o clip de I Can be a Frog.


3. The Horrors – Primary Colours


Aproveitando as boas melodias dos anos 80. Eles fazem isto bem.


4. Yeah Yeah Yeahs – It’s Blitz


YOU'RE ZERO!!! O maior hit rebolante do ano.

5. Iggy Pop - Preliminaires


A música It's Nice to Be Dead soa como um clássico dos primeiros anos com os Stooges. Escutar o velho cantando "I Want to Go to the Beach" emociona.

6.  Sonic Youth - The Eternal


Como eles mesmo disseram antes de lançar o disco. "Tocaremos músicas rápidas como as bandas de Detroit". É o que se ouve. Destaque para o clip perfeito de Sacred Trickster, que podia acabar mais violento.

7. Bob Log III - My Shit is Perfect


Bob Log III canta com um capacete, toca um blues maluco mais rápido do que qualquer um, anima festinha de criança, coloca a mulherada pra sentar no colo dele durante o show e grita coisas como: SHIT ON MY LEG! BOOB IN MY SCOTCH! Além disso, ainda lança ótimos discos, como este esquecido de 2009. A bosta dele é perfeita.

8. Dinosaur Jr. - Farm


Destaque para o boneco verde da capa que parece inspirado na cara de lesado do J. Mascis.

Over it: http://www.youtube.com/watch?v=j_2FrxOFDg0

9. Alice in Chains - Black Gives Way to Blue


Layne Staley de blackão não deixou a desejar. Bom álbum, também esquecido.

Check my Brain: http://www.youtube.com/watch?v=QkQvAORk6tk

10. Lady Gaga - The Fame Monster


Gaga, uh lala!!! Ah la! La la la!!!

* as opiniões expressas neste blog nem sempre batem com as de sua criadora.

Um comentário:

Anônimo disse...

Amiable post and this enter helped me alot in my college assignement. Gratefulness you seeking your information.